sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Choro - Música do Brasil

  Choro é um termo que no Brasil designa um gênero musical de origem popular que tem suas origens nas danças européias trazidas pras bandas de cá pela corte de D. João no século XIX.

Candido Portinari - A chegada da Corte de D. João em 1808
  O Choro nasceu como uma forma "malandra" de se tocar, ou melhor, interpretar a músicas em voga na corte daquele tempo. Enquanto lá nos salões as poloneises, quadrilhas, tangos, polkas, valsas, etc eram tocadas com piano, violino, violoncello... Cá fora o povo tinha em mãos violões, flautas e cavaquinho e foram justamente esses três instrumentos que ficaram pra história como sendo os formadores do terno ideal pro nascimento do Choro.
   Os músicos envolvidos no nascedouro dessa nova música eram Cariocas e Fluminenses, músicos de orquestras, funcionários públicos dos Correios ou da Central do Brasil, mestres de Banda...
   Os Pais do choro são os cariocas Joaquim Antonio da Silva Callado(1848-1881), Henrique Alves de Mesquita(1830-1906),o Macaense Viriato Figueira da Silva(1851-1883) , Albertino Pimentel(1874-1929), o Italvense Patápio Silva(1880-1907), Ernesto Nazareth(1863-1934), Chiquinha Gonzaga(1847-1930), Irineu de Almeida(1873-1916), Pixinguinha(1897-1973), Anacleto de Medeiros(1866-1907), ... e todos que até hoje carregam a bandeira de ser Brasileiro e tocar música do Brasil.

Candido Portinari - O Choro
  O Choro surge em meados do século XIX sem ter uma data específica mas o consenso geral entre os pesquisadores sério é que pode-se fixar a data no término da Guerra do Paraguai. 1870. A guerra do Paraguai concentrou todos os batalhões militares do Brasil no Rio de Janeiro pra irem a guerra, era o tempo dos "voluntários da pátria", e com essa concentração de militares, muitos músicos com suas bandas militares e compositores que ao chegar ao Rio de Janeiro e se juntar a outros batalhões logo se viu cercado de chorões e muitos outros músicos de bandas militares que entendiam muito bem o sotaque novo que estava se empregando nas valsas, quadrilhas, polkas e dobrados. Esses músicos de todos os estados foram juntos pra guerra e quando retornaram ao seu estado de origem cumpriram o papel de fixar o novo jeito chorado de se tiocar e compor em seus estados.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Cutuque também!

Diga o que você achou, exponha sua opinião!